Projeto de arborização "CHAPADINHA + VERDE"

Projeto de arborização "CHAPADINHA + VERDE"
Projeto financiado por empresários de Chapadinha e em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, de Obras e de Comunicação

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ato de vandalismo com a plantação dos ipês do projeto da Profª Francisca Elias ( Chiquinha)


De quem é a culpa?
O que poderá ser feito?
30% das mudas plantadas em três avenidas principais de Chapadinha, pelas escolas municipais e estaduais executoras do projeto "adote um ipê para toda vida" desde o dia 05/06/2009 estão sendo roubadas junto com as cercas de proteção doadas pelos parceiros do projeto.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente além de não ter contribuido em nada, com nenhuma cerca, nenhum tipo de ajuda, não tem se manifestado em solicitar da Guarda Muniocipal que faça a vigilância noturna das árvores recém plantadas como prometera o Secretário para a autora do projeto.


domingo, 14 de junho de 2009

Plantio de ipês no CAIC



















" A boniteza de nossa ação e de tantos jovens desse planeta está em sonhar em comunhão com muitos outros com anúncios de esperança e de sonhos possíveis..." Paulo Freire
Esta é a frase colocada em um lado da placa fixada na cerca de proteção dos ipês patrocinada pelo CRESU; do outro lado tem o nome do projeto, o nome da autora e nome das espécies da familia da árvore símbolo de Chapadinha. As cercas bem idealizadas são criação da Profª Nony Braga ( maior patrocinadora do projeto até agora)

Vídeo - Plantio de ipês no CAIC


Momento Importante do projeto:
A valorização da idéia do projeto pelos dos alunos.
SÓ TEMOS A AGRADECER E RECOMENDAR A RESPONSABILIDADE COM AS ÁRVORES. É SÓ O COMEÇO.
OBRIGADA!











Plantio de ipês no CAIC


Dia 12/06/09 dando continuidade ao cronograma do projeto 'Adote um ipê para toda vida', foi realizado em mais uma unidade escolar a plantação de 20 ipês em 4 cores diferentes.
O parceiro desta escola foi o CRESU; representado pela professora Nony Braga, que fez uma linda cerimônia, na presença de alunos, professores, diretores e acadêmicos da Faculdade do Baixo Parnaíba. Ela explicou como nasceu o projeto, falou da beleza dessa árvore e todos cantamos o hino de Chapadinha.
A próxima escola será Centro de Ensino Dr.Paulo Ramos com a mesma parceira

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Aprovação unânime na Câmara Municipal de Chapadinha


Após a aprovação foi o momento do plantio da árvore simbólica do projeto com a presença das Vereadoras que o encaminharam; as principais parceiras e alunos das escolas envolvidas

Patrocinadores

CRESU
JR CONSTRUÇÕES
ELETRO ONDA
FRANCISQUINHO MADEIREIRA
FERRAME BOX
BARRETO PANIFICADORA

Colaboradores

Profª Nony Braga
Real Brasil
Nossa Loja Variedades
Dra. Ana Cleyde
Pr. Antônio Manoel Costa Filho
Vereadora Márcia Gomes
Vereadora Hilda Pontes
Vereadora Francisca Aguiar
Diretores, Coordenadores, Professores e alunos das escolas executoras do projeto

Equipe executora do projeto

Professores e alunos das seguintes instituições de ensino

CRESU
U. E. FCO ISAIAS DO NASCIMENTO - CAIC
U.E. Dr.PAULO RAMOS
U. I. AGUSTINHO RIBEIRO DE AGUIAR
U. I. ALEXANDRE COSTA
U. I. ALMADA LIMA

Nas escolas


Foi realizada visitas para entrega de CD com videos sobre meio ambiente e conhecimentos sobre os ipês. Os professores realizaram seus trabalhos e usaram o material; os alunos ficaram encantados com as imagens e curiosos com os mistérios da árvore

1ª Experiência do plantio dos ipês dia do meio ambiente



Durante o plantio os alunos visitaram os moradores vizinhos para dar explicações sobre as árvores os convidaram para a adotarem - cuidando e a mantendo viva sob sua proteção ( regar 2 vezes ao dia na ausencia da chuva e no verão).Assim esperamos que a comunidade faça a sua parte de cuidar do patrimônio que está recebendo e o poder público também; através da Guarda Municipal que fará a vigilância e possa punir quem vier infringir a Lei aprovada pela Camara Municipal que apoiou unanimimente o projeto encaminhado pelas Vereadoras: Márcia Gomes, Hilda Pontes e Francisca Aguiar.

sábado, 6 de junho de 2009

Bibliografia

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª série). Temas Transversais. Brasília.MEC/SEF,1998.
________. Programa parâmetros em ação, meio ambiente na escola: guia formador/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília.MEC/SEF, 2001.
LORENZI,H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Plantarum, 1992, 382p.
___________IDEM. v. 02. ed. 2. Nova Odessa: Plantarum, 2002 368p.
PRADO, Newton José S. Arborização urbana. Patrícia Duarte Oliveira Paiva. Lavras. UFLA/FAEPE, 2001.

PECULIARIDADES DOS IPÊS

O ipê é uma árvore ornamental. Em tupi-guarani, significa “árvore de casca grossa” e tabebuia é “pau” ou “madeira que flutua”). É típica do cerrado, mas também é nativa de toda flora brasileira. Uma árvore rara, sua floração ocorre uma vez por ano, no fim da estação seca, e tem duração efêmera. A planta é hermafrodita, e frutifica nos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, dependendo da sua localização. Em cultivo, a espécie inicia o processo reprodutivo após o terceiro ano.
O ipê amarelo (Tabebuia ochracea) é a árvore brasileira mais conhecida, a mais cultivada. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies (LORENZI,2000).
O ipê-roxo (Tabebuia heptaphylla) , é uma das espécies que vêm sendo estudadas por ser de alto valor econômico, considerando-se as finalidades de sua madeira e extrativos foliares, e pela diminuição preocupante do número de indivíduos que ainda são encontrados em áreas de ocorrência natural (ETTORI, 1996). é tido como um poderoso auxiliar no combate a determinados tipos de tumores cancerígenos. É usado também como analgésico e como auxiliar no tratamento de doenças estomacais e da pele. No passado, foi largamente utilizado no tratamento da sífilis. A árvore do Ipê-roxo é alta e tem como característica as flores tubulares arroxeadas. Os estudos ainda não comprovaram suas propriedades anticancerígenas.
Ipê rosa - (Tabebuia pentaphylla) é o primeiro dos Ipês a florir no ano, inicia a floração em Junho, mas ainda pode ser encontrado com flores até Setembro. Esta espécie se confunde bastante com outras também de flor roxa, como a Tabebuia impetiginosa e a Tabebuia heptaphylla, porém trata-se de uma espécie exótica, proveniente da Argentina. São muito utilizadas no paisagismo urbano, por sua beleza e desenvolvimento rápido. O chá da casca interna de Ipê rosa é um remédio erval é usado tipicamente durante a gripe e a estação fria e facilitando a tosse do fumante. Trabalha aparentemente como o expectorante, promovendo os pulmões para tossir e livrar do muco e contaminadores profundamente encaixados.
Ipê branco - (Tabebuia roseo-alba) é uma árvore brasileira. Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi-guarani. É uma árvore usada como ornamental, nativa do cerrado e pantanal brasileiros. É conhecida como planta do mel no Brasil e Argentina. Trata-se de um tipo de ipê muito apreciado por sua beleza e exuberância, ficando totalmente branco durante um período muito curto, pois sua floração não dura mais do que dois dias (em geral, por volta do mês de agosto). Às vezes repete a floração por volta de setembro, porém com menor intensidade.
Ipê Verde – (Cybistax antisyphilitica), família: Bignoniaceae Nomes populares: Ipê verde. Encontrada com pouca freqüência na região. É característica mais de região do Cerrado. Usada em paisagismo urbano. Características: Árvore de médio porte, 6 a 18 metros de altura, em geral com tronco tortuoso e de casca grossa, características de árvore do Cerrado. Ocorrendo na região de Mata Atlântica, pode ter o tronco ereto. Folhas digitadas com cinco folíolos. As flores são verdes, difíceis de se distinguir entre as folhas. Vagem bipartida de 25 cm, preta quando madura, casca grossa com ranhuras, que se abre liberando sementes aladas em forma de coração, com asa transparente. Germinação fácil, desenvolvimento lento. Utilidades: Usada em paisagismo urbano. Propriedades medicinais. Época de floração e frutificação: Floresce em Setembro. Coleta de sementes em Julho.

JUSTIFICATIVA

A educação ambiental é o processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.“ (Lei nº 9795 / 1999).
Hoje, é necessidade básica de toda sociedade, pois somos parte da natureza. O homem é capaz de destruir e só ele mesmo deve reparar seus danos, tomando atitude de proteger o seu próprio planeta. Muitos lugares não despertaram ainda para a importância da arborização urbana, faltando sensibilidade e desejo de ter uma paisagem de beleza para agradar os olhos.
A idéia desse projeto surgiu de uma paixão e da prática que a autora adotou há alguns anos, de plantar os ipês em todas as cores para doar como presente Natal. Uma experiência interessante; pois alguns fracassos serviram de incentivo de mais busca de conhecimentos a respeito do assunto.
Por entender que a escola como um dos setores a quem compete o dever político de educar, não apenas por ser uma instituição formal de cidadania, mas também porque dela o ser humano desde a idade mais tenra poderá construir uma nova forma de ver o mundo através do conhecimento; do tratamento com tudo que está ao seu redor.
Trabalhar os temas transversais proposto pelos nossos referenciais teóricos, consiste em despertar a conscientização ecológica e extrapolar o currículo além dos muros e do chão da escola, levando a discussão para toda comunidade adjacente da unidade de ensino e da cidade de Chapadinha, e materializar idéias numa práxis digna de ser tomada como referência em nossa região e quem sabe, em nosso país.
O objetivo de arborizar com ipês as redondezas desta escola e o bairro do Novo Castelo é uma alternativa que pode começar a mudança cultural e histórica; despertar esse interesse, é mais que um dever político da escola como agente transformadora mas, também é competência de todos os setores da Sociedade Civil e do Poder Público, uma atitude cidadã. Porém o sucesso depende de parcerias e participação de toda a comunidade.

Galeria d fotos de ipês todos da família BIGNONIACEAE

-Ipê amarelo na entrada de Itapecuru, na BR-222















O Ipê Amarelo possui várias espécies tabebuia ( vellozoi,umbellata,serratifolia, ochracea, chrysotricha, aurea, alba, etc), todas com vargens e flores e organização de sementes semelhantes, se diferem um pouco no formato dos cachos de flores, no tom das flores, das folhas (algumas são folioladas em 3, 5 ou 7 folíolos) e também na espessura e textura das folhas.
















































Cybistax antisyphilitica -
Nomes populares: ipê-verde, caroba-de-flor-verde, ipê verde, caroba-do-campo, aipê-cinco-chagas, ipê-mirim, ipê pardo, etc...



























Tabebuia roseo-alba- são poucas espécies também conhecidos como ipê-branco, pau-d'arco, ipê- do-cerrado.












Este é bastante raro, num tom amarelo laranja.
Foto tirada da internet.









Plantio de Ipês pela escola Almada Lima


Foi realizado o plantio de 35 mudas de ipês nas cores roxo, rosa, duas espécies de amarelo e branco na Av. Viturino Freire em Chapadinha, foi realizado dia 05/06/2009 a partir das 08:00h. Os alunos fizeram exposição de cartazes, cantaram uma música no início da cerimônia. Estavam presentes diretores, professores, a representante da empresa Junior Construções e a autora do projeto Profª Francisca Elias.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Chapadinha ganha um lindo projeto de arborização



Este projeto é resultado de um sonho antigo da professora Francisca Elias (mais conhecida como Chiquinha). Ao testar as sementes de ipês que encontrava ao longo de suas viagens semanais na observação de cada espécie da Br 222 foi tudo fluindo.
Parecia impossível há cinco anos atrás era só para doações no natal; foi crescendo o número de mudas até que a idéia de ver a cidade cheia deles foi sendo construída. As escolas seriam o melhor lugar para começar.
O primeiro aliado foi o Dr. Eduardo Luís da Silva. Foram muitas experiências e até hoje ele cultiva e doa também.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O que é o Projeto?


É um projeto de arborização da cidade de Chapadinha. Pretende arborizar ruas, praças e avenidas de Chapadinha com ipês de várias cores. Para tanto, a autora do projeto, os parceiros e seis instituições de ensino, terão responsabilidades a cumprir, dentro de uma metodologia criteriosa. A AUTORA entregou à cinco instituições de ensino, 300 mudas de ipês com cercas de proteção (patrocinadas pelos parceiros)
OS PARCEIROS, que até agora só tem 4, darão suporte financeiro ao projeto: divulgação, material didático, cercas de proteção, placas de identificação, bem como produção e plantio de novas mudas. A SOCIEDADE CIVIL E O PODER PÚBLICO ajudarão a fiscalizar e proteger as mudas como um patrimônio ora adquirido e determinado como seu.
AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO seguem uma seqüência sistemática de trabalho:
• Desenvolver estudos sobre meio ambiente e sobre os ipês através de palestras, mostra de vídeos, etc., nas escolas.
• Compartilhar a experiência de plantar as mudas de ipês pelos alunos com a presença da direção, dos professores, parceiros e comunidade circunvizinha.
• Acompanhar com registros a evolução das árvores por dois anos.
• Durante o plantio os alunos farão a visita aos moradores vizinhos para dar explicações sobre a árvore que está sendo plantada e os convidará para a adotarem - cuidando e a mantendo viva sob sua proteção ( regar 2 vezes ao dia no verão).

METAS
Nesta primeira etapa - Junho/2009 seis instituições de ensino farão o plantio de 300 mudas em locais específicos. Na segunda fase serão outras escolas que escolherão outros lugares da cidade – vias públicas.