Projeto de arborização "CHAPADINHA + VERDE"

Projeto de arborização "CHAPADINHA + VERDE"
Projeto financiado por empresários de Chapadinha e em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, de Obras e de Comunicação

sábado, 6 de junho de 2009

JUSTIFICATIVA

A educação ambiental é o processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.“ (Lei nº 9795 / 1999).
Hoje, é necessidade básica de toda sociedade, pois somos parte da natureza. O homem é capaz de destruir e só ele mesmo deve reparar seus danos, tomando atitude de proteger o seu próprio planeta. Muitos lugares não despertaram ainda para a importância da arborização urbana, faltando sensibilidade e desejo de ter uma paisagem de beleza para agradar os olhos.
A idéia desse projeto surgiu de uma paixão e da prática que a autora adotou há alguns anos, de plantar os ipês em todas as cores para doar como presente Natal. Uma experiência interessante; pois alguns fracassos serviram de incentivo de mais busca de conhecimentos a respeito do assunto.
Por entender que a escola como um dos setores a quem compete o dever político de educar, não apenas por ser uma instituição formal de cidadania, mas também porque dela o ser humano desde a idade mais tenra poderá construir uma nova forma de ver o mundo através do conhecimento; do tratamento com tudo que está ao seu redor.
Trabalhar os temas transversais proposto pelos nossos referenciais teóricos, consiste em despertar a conscientização ecológica e extrapolar o currículo além dos muros e do chão da escola, levando a discussão para toda comunidade adjacente da unidade de ensino e da cidade de Chapadinha, e materializar idéias numa práxis digna de ser tomada como referência em nossa região e quem sabe, em nosso país.
O objetivo de arborizar com ipês as redondezas desta escola e o bairro do Novo Castelo é uma alternativa que pode começar a mudança cultural e histórica; despertar esse interesse, é mais que um dever político da escola como agente transformadora mas, também é competência de todos os setores da Sociedade Civil e do Poder Público, uma atitude cidadã. Porém o sucesso depende de parcerias e participação de toda a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário