Projeto de arborização "CHAPADINHA + VERDE"

Projeto de arborização "CHAPADINHA + VERDE"
Projeto financiado por empresários de Chapadinha e em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, de Obras e de Comunicação

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Ipê roxo - tom escuro

Existem algumas espécies de ipês roxo da mesma família bignoniaceae apenas possuem a cor mais forte, um roxo quase azul, e demora muito a fase de florescência (diferente das tabebuias); além das folhas serem de formato diferente há o mesmo encanto por ficarem despida das folhas nessa época. Florescem nos meses de agosto e setembro. Possuem sementes em formato semelhantes e altura variando entre 5 a a 15 m; só a , jacaranda micrantha que pode chegar de 10 a no máximo 25 m de altura.

São semelhantes e possuem nome científico de Jacaranda brasiliana, jacaranda cuspidifolia, jacaranda macrantha, jacaranda micrantha, jacaranda puberuda - - também conhecidas como caroba, caroba miúda, boca-de-sapo, castelo-de-cavalo, paparaú, caroba roxa, pau santo, mulher pobre, jacarandá-branco, etc.

A ocorrência dessas espécies consta que são na região de Mato Grosso,Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Piaiu e Sul do Estado do Maranhão. P orem, na ilha de São Luís e na região do Baixo Parnaíba existe também e são onde a autora do projeto “ADOTE UM IPÊ PARA TODA VIDA” colhe suas sementes e produz suas mudas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário